Ombro amigo ou inimigo?

Amigo é o melhor conselheiro?

------&-------

Desabafar com amigo é a melhor solução?

Sabemos que existe um velho ditado: Busque um ombro amigo.
Mas será que buscar um ombro amigo para chorar é de fato a melhor solução?
O que mais vale é alimentar amigos para choro ou amigos para risos?

Depois de muito tempo como terapeuta, compreendi que a busca por um ombro amigo se tornou cada vez mais difícil, e aqueles que ainda conseguem esses amigos, logo perdem os amigos.

Fiquei analisando esta relação da amizade com a necessidade de desabafar. E cada vez mais entendo que amizade é bem diferente do que se prega ou se procura; talvez funcione na adolescência, mas na fase adulta, diante de tantos afazeres, cultivar amizade tornou-se uma verdadeira arte, pois ainda se alimenta o paradigma que amigos é para dar o ombro para chorar.

Venha comigo e vou lhe apresentar minha teoria, que talvez possa causar um certo desconforto sobre essa realidade, mas acredito que isso possa abrir-lhe novos horizontes e até vir a aumentar o seu núcleo de amigos.

Quando falamos em amigos, o que sua mente logo pensa?

Alegria, conversa, bate-papo, risadas, drinks, abraços e se tiver amizades coloridas no meio, até sexo. Mas nunca, de prontidão, nossa mente nos trará imagens de tristeza, choro, depressão. Amizade não atrai este tipo de coisa. Mas mesmo assim as pessoas insistem em cultivar que o melhor amigo é para dar o ombro para chorar.

Claro que este arquétipo foi nos inserido há muito tempo atrás, por nossa querida mãe, que nos dizia nos momentos em que estávamos tristes: “Cadê seus amigos neste momento? Agora que você precisa, seus amigos somem. Viu porque é importante família, para que nos momentos que mais precisa apoie você. Entende por que eu digo que seu melhor amigo sou eu?”

Nutrimos desde cedo a necessidade de buscar verdadeiros amigos para chorarmos em seus ombros.

Mas, vamos lá! Espero que você já tenha saído deste quadro, mas se não, reflita comigo.

Amigo é para sorrir. 

Aí você vem com a pergunta: Mas se amigos não é para chorar, vou chorar no ombro de quem quando precisar?

A resposta é muito simples, busque um profissional. Assim não precisará contaminar nocivamente seus amigos. Vou explicar melhor.

A cada vez que você busca um amigo para chorar em seu ombro, você o contamina com a semente do isolamento. Na primeira vez, até que tudo bem, o seu amigo também está nutrido do padrão de que amigo é para essas coisas. Só que depois da segunda ou terceira vez, seu amigo não quer nem mais o atender, ele já está sofrendo os efeitos da pílula do desânimo associada a semente do isolamento. 

Seu cérebro já começa a buscar outras companhias, seu amigo já não é tão amigo assim, pois o laço da amizade está sendo rompido, seus nutrientes estão sendo substituídos por sementes e pílulas que não são a sua preferência. Para ficar mais clara essa ideia, imagina aquele amigo que comia carne com você e passa a ser vegano do dia para a noite. (nada contra os veganos – utilizaria o exemplo contrário se fosse real). Os lugares já não são mais compatíveis – até mesmo porque a maioria dos encontros que envolvem seres humanos tem comida no meio. A questão não é a preferência do seu amigo; não é que ele é chato, só mudou de opinião, e isso já é o suficiente para que desfaça a harmonia.

A mesma coisa acontece quando você busca um ombro amigo para chorar. As preferências já não são mais as mesmas e com isso, seu grande amigo já era.

É analisando por essa ótica que insisto em dizer: Quer se divertir? Procure por amigos! Quer conhecimento? Busque um professor ou profissional! Quer chorar? Se quer chorar busque um terapeuta, mas nunca, nunca busque um amigo.

Desta maneira preservaremos o universo dos amigos e daremos a devida importância aos terapeutas.

Como sempre digo, nós terapeutas, seja lá qual for sua especialização, somos penicos, fomos treinados para isso. E é por essa razão que terapeutas não possuem amizades com seus pacientes, pois pacientes não são amigos. Sem contar que o profissionalismo é jogado fora nestes casos, pois o terapeuta amigo é o perfeito ombro amigo que todos procuram, rsrsrsrs.

Espero que tenha gostado e que isso tenha lhe servido para fortalecer suas amizades e até entender o motivo de ter perdido alguns amigos.

Bye Bye.

Grato por existir!